25 empresas pedem insolvência todos os dias

Já desapareceram 5.808 empresas desde Janeiro.

Desde o inicio do ano já desapareceram 5.808 empresas, mais 1.730 do que no mesmo período do ano passado e mais 2.172 do que no ano anterior. Feitas as contas, em média, 25 empresas por dia recorrem aos tribunais para pedir insolvência, tal é a crise no país.

De acordo com o Jornal de Notícias e Diário de Notícias, o número de empresas em dificuldade aumentou já 42,42%.

O comércio é o sector que apresenta maiores problemas, com 1.535 pedidos de insolvência até finais de novembro. Ainda assim, a construção e o imobiliário já atiraram para o desemprego uma média de 430 trabalhadores por dia, sendo que o sector já perdeu, só no último ano, 110 mil empregos.

Segundo os dados do Instituto Informador Comercial, a venda em leilão dos equipamentos do grupo FDO – que chegou a ser um dos maiores grupos de construção nacional – é a prova disso mesmo.

Esta empresa – que acumulou dívidas de 220 milhões de euros de dívidas – está entre as 1.496 construtoras e imobiliárias que pediram a insolvência até ao momento.

Mesmo assim, e apesar dos problemas, outras salvaram-se: é o caso da Edifer, da MonteAdriano e da Hagen, que acabaram por ser adquiridas pelo fundo Vallis, cujos acionistas são o BES, BCP, CGD e Banif.

in http://economico.sapo.pt/noticias/25-empresas-pedem-insolvencia-todos-os-dias_157604.html

Marcados com:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

CAPTCHA (ANTI-SPAM) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.