Base de dados de contas bancárias: Saiba como consultar o seu registo

“Qualquer pessoa tem o direito de ser informada sobre o conteúdo dos registos que, em seu nome, existam nesta base de dados”, explica o Banco de Portugal em comunicado.

O supervisor bancário refere-se à base de dados que gere as contas de depósito, de pagamentos, de crédito e de instrumentos financeiros, que se encontravam abertas a 1 de Março de 2011 ou que tenham sido abertas posteriormente, e dos respectivos titulares e/ou pessoas autorizadas a movimentar (pessoas singulares ou colectivas).

O Banco de Portugal disponibiliza, desde ontem, a consulta à Base de Dados de Contas através da internet, na sua página oficial e no Portal do Cliente Bancário.

Para aceder ao seu mapa, basta aceitar as condições de acesso por via electrónica e estabelecer uma ligação segura. “Se já estiver autenticado, obterá imediatamente a informação. Caso contrário, será redireccionado para nova página, onde deverá escolher o modo de autenticação”, lê-se na página do Banco de Portugal.

A autenticação é efectuada através do Cartão de Cidadão (no caso de pessoas singulares) ou das credenciais disponibilizadas pela Administração Fiscal para o acesso ao Portal das Finanças – número de contribuinte e password (no caso de pessoas colectivas e também pessoas singulares).

No seu mapa encontrará a informação disponibilizada pelas instituições bancárias, como a sua morada, o número de contas, tipo de depósito, as datas de abertura e encerramento, bem como a indicação de outros titulares que possam movimentar as suas contas.

“Sempre que ocorram erros ou omissões, cabe a estas entidades [instituições bancárias] a sua rectificação, por sua iniciativa ou por solicitação dos titulares dos dados.”

“Os herdeiros podem consultar a informação sobre activos financeiros de titulares falecidos mediante consulta à Base de Dados de Contas apresentando, para além dos documentos de identificação, a escritura de habilitação de herdeiros em que conste a qualidade (herdeiro) invocada pelo requerente”, acrescenta o Banco de Portugal.

Os pedidos de consulta à Base de Dados de Contas também poderão ser apresentados em qualquer posto de atendimento ao público do Banco de Portugal, pelo titular dos dados ou por quem tenha poderes para o representar, ou enviados por correio.

in http://www.sol.pt/noticia/121968

NewLogoLMA-ADVOG Logo Ordem dos Advogados logo_aea_grande

Legal Award Winner 2012 awards2012logo Logo International Start-Up Advisory Awards 2013 M&A Awards 2013 Logo_2013InternationalGlobalLawExpertsAwards Logo_2013LegalAwards 2014CorporateIntlGlobalAwards 2014DisputeResolutionAwards 2014InternationalFundAwards M&A Awards 2014 2014 Global Law Expert Awards 2014 ICFM 500 Leading Lawyer 2014 ICFM 500 Leading Lawyer ICFM 2014 Law Awards ACQ5 Global Awards 2014 DealMakers Global Awards 2014 LegalComprehensive Golden Global Awards 2014 AILegalAwards2014 2014LawyersWorldLaw2014 ICFMEOYCountry2014 DealMakersEOYAA2014 Logo_2015_CorporateINTLLegalAwards

Necessita de ajuda? Entre em contacto connosco

[contact_form]

Marcados com: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

CAPTCHA (ANTI-SPAM) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.