Senhorios já podem despejar inquilinos

O diploma que cria o Balcão Nacional de Arrendamento (BNA) foi publicado hoje em Diário da República.

Os proprietários que queiram despejar os inquilinos poderão fazê-lo a partir de amanhã, depois de quase dois meses em que os processos de despejo estiveram congelados.

O BNA tem como objectivo acelerar os processos de despejo e era um dos instrumentos que faltava para que a nova lei das rendas – que entrou em vigor a 12 de Novembro do ano passado – fosse aplicada na prática.

Desde aquela data que não se faziam despejos em Portugal já que o anterior regime tinha sido revogado e o novo não tinha ainda sido regulamentado, apesar de estar já previsto na lei.

Os despejos passam a fazer-se através do BNA, que terá como função notificar o inquilino a despejar. No entanto, se o arrendatário não abandonar o imóvel no prazo previsto ou não o desocupar de livre vontade, terá de se recorrer à via judicial.

Os proprietários não são favoráveis a esta solução uma vez que a consideram burocrática e pouco eficaz, já que implicará, na maioria dos casos, o recurso aos tribunais.

Na semana passada, foi também publicado um dos diplomas chave para a aplicação da lei: as regras de cálculo do Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC).

in http://economico.sapo.pt/noticias/senhorios-ja-podem-despejar-inquilinos_159616.html

Logo Ordem dos Advogados   Legal Award Winner 2012logo_aea_grandeawards2012logo

Necessita de ajuda? Entre em contacto connosco
[contact_form]

Marcados com: ,