Espanha: Tribunais despejaram uma pessoa a cada cinco minutos em 2012
Os tribunais espanhóis concluíram em 2012 mais de 101 mil processos de despejos de casas, lojas ou terrenos, o que representa mais de 11 a cada hora ou um a cada cinco minutos, segundo dados divulgados hoje em Madrid.
Em média, e segundo estes dados, houve uma decisão de despejo a cada cinco minutos, um valor que não é comparável com os 58 mil despejos de 2011 já que, nesse ano, apenas se conhecem os acordados pelos “serviços comuns de atos de comunicação e execução” e não pelos tribunais de primeira instância.
O número de despejos aprovados no último trimestre de 2012 foi de 24.310, mais 25,9% que no trimestre anterior (19.314 despejos) mas menos 16,9% que no segundo trimestre (29.275) e menos 13,6% que nos primeiros três meses do ano (28.135).
As estatísticas divulgadas pelo Conselho Geral do Poder Judicial (CGPJ) confirmam a dimensão do drama dos despejos em Espanha, que causaram já vários suicídios, no momento em que casas estavam a ser despejadas, e forte contestação social.
Grupos de cidadãos uniram-se já em movimentos sociais em praticamente todo o território espanhol e participam, sempre que são informados, em ações de protesto que obrigam a adiar ou paralisar o ato do despejo.
Necessita de ajuda? Entre em contacto connosco
[contact_form]
Deixe uma resposta