Pensões milionárias podem sofrer cortes de 90%
Taxas com maior peso são calculadas com base no rendimento bruto. Mas os pensionistas acima dos 1.400 euros vão ficar pior do que em 2012
As pensões milionárias podem sofrer cortes a rondar os 90% este ano: as Finanças esclarecem, num comunicado enviado ao «Jornal de Negócios», que tanto o agravamento do IRS como a contribuição extraordinária de solidariedade vão ser aplicadas sobre o rendimento bruto do pensionista; só a sobretaxa de 3,5% tem uma aplicação diferente: vai incidir apenas sobre o rendimento que sobra, já descontada a retenção de IRS e a contribuição extraordinária.
O Fisco explica que em linhas gerais os pensionistas com reformas mais chorudas acabam por levar uma valente tesourada na pensão porque as taxas com maior peso são calculadas com base no rendimento bruto.
Segundo as simulações do «Jornal de Negócios» e da agência Lusa, um pensionista com uma reforma de 50 mil euros brutos vai ficar apenas com 8 mil euros no final do mês e isto já depois da diluição do subsídio de Natal é um corte de 85%.
Mas não fica por aqui: os pensionistas acima dos 1.400 euros vão ficar pior do que em 2012, é que a diluição do subsídio de Natal não chega para absorver o agravamento de impostos. Por exemplo, uma reforma de 1.400 euros, no ano passado caíu para os 1.300 euros liquidos; mas este ano, mesmo com os duodécimos vai ficar nos 1270 euros. Contas feitas estes pensionistas vão ter menos rendimento que em 2012, quando ficaram sem os dois subsídios.
Necessita de ajuda? Entre em contacto connosco
[contact_form]
Deixe uma resposta