Quase 300 mil inscritos não recebem subsídio nem RSI

Há 640 mil pessoas inscritas nos centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), mas perto de 300 mil não recebem qualquer tipo de apoio: nem subsídio, nem Rendimento Social de Inserção (RSI).

Segundo a TSF, são 46% do total, um número bastante maior do que se pensava, que apontava para 170 mil portugueses nesta situação.

Na verdade, só 360 mil beneficiários é que têm direito ao subsídio de desemprego normal ou social. Apenas 200 mil recebem RSI.

A realidade dos que estão numa situação crítica mas não recebem apoios do Estado pode ser bem pior, uma vez que há muitos desempregados que não estão inscritos nos centros de emprego.

É que cerca de um milhão de desempregados e inativos chegou a desistir de procurar trabalho, tendo por base os dados de junho.

O próximo ano vai ser ainda mais complicado. O desemprego deve atingir mais de 900 mil pessoas. O Governo subiu a previsão da evolução da taxa de 16% para 16,4%.

 

in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/desemprego-inscritos-iefp-rsi-subsidio-ultimas-noticias/1381493-1730.html

Marcados com:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

CAPTCHA (ANTI-SPAM) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.